sábado, 15 de dezembro de 2012

COMO LAVAR E PASSAR ROUPAS


DICAS CASEIRAS: ROUPAS


Olá Mulheres, separei algumas dicas que tem me ajudado muito na hora de lavar e passar as roupas (coisa que eu não tinha a menor noção quando me casei...rsrrsrsr. Eu não sabia nem lavar e passar direito!).
Minha Mãe quando vinha em minha casa sempre me elogiava em relação a limpeza da casa e organização, mas as roupas sempre deixava a desejar.
Essas dicas, fui aprendendo com muitas Mulheres como minha Mãe, minha sogra, amigas de que também faz a obra de Deus é claro, com a prática, né?!
Espero que essas dicas também ajudem vocês à tirarem de letra esta árdua tarefa que é lavar e passar..
  • FERRO DE PASSAR ROUPAS:
Quando me casei, ganhei um ferro de passar roupas mais modernos, cheio de coisas. Sofria para passar roupas porque junto com o vapor,  eles soltam também uma espécie de ferrugem que acaba impregnando nas roupas. Resultado: eu tinha que lavar tudo novamente!! Tentei limpar os ferros de todas as maneiras,cheguei ao ponto de usar o ferro sem água, sem vapor
e pra mim  Foi uma maravilha!! Desde então me recuso a usar de outro jeito. Aprendi que em alguns casos, menos é mais!! Os ferros sem vapor, além de não soltar aquelas indesejáveis coisinhas que sujam as roupas, também é bem mais pesado e isto facilita muito na hora de passar.

  • CAMISAS SOCIAIS MAIS FÁCEIS DE PASSAR:
O truque é bem simples. Após lavar em máquina (vire sempre do lado avesso sem abotoar), coloque as camisas em cabides e estique bem. As camisas vão precisar de muito menos esforço na hora de passar.
Outra dica muito boa é passar a camisa enquanto ainda não secou totalmente.

  • CALÇAS SOCIAIS SEM BRILHO DO FERRO DE PASSAR:
Sempre passo qualquer calça social, seja clara ou escura, do lado avesso. Isso faz com que a calça não fique com aquele brilho causado pelo ferro. Além disso fica mais fácil passar, pois os bolsos não ficam marcados (é só puxa-los para cima).
Ou então passar com um paninho fino por cima (pode seu uma fralda ou compre uma fronha e corte e faça  panos para poder usa-las por cima da calça.
Também lave na máquina do lado avesso, para que o tecido desgaste menos.
Para aprender a passar calça social acesse: 
http://www.youtube.com/watch?v=rWWGN3W8FJI super fácil.
Outra coisa é a passadeira a vapor que é muito boa para passar calça social e Ternos,pois não deixa a calça e o terno brilhando.
  • CAMISAS MASCULINAS QUE DURAM MAIS:
Apenas passo uma escovinha bem leve com sabão de coco e água no colarinho e punhos e ponho na máquina de lavar,  virando a camisa  ao avesso (sem abotoar). De tempos em tempos coloco de molho com alvejante líquido com água  e lavo em seguida. As camisas dele duram e estão sempre com aspecto de novas.

  • MANCHAS CINZA DE FERRO DE PASSAR:
A única maneira que consegui tirar estes riscos cinza de ferro de passar foi com escovinha de dente (velha e macia) e sabão de coco. Passe a escovinha no sabão, molhe um pouquinho com água e esfregue com cuidado em cima do risco. Repita a operação até tirar o risco por completo. Após sair, passe um pano com água morna para tirar o excesso de sabão. Isto evita que você tenha que lavar a peça  toda novamente. Deixe secar e passe a peça normalmente.

  • MALHAS:
O segredo para a malha é lavar à mão, com sabão líquido para roupas delicadas e um pouquinho de amaciante. Deixe de molho por alguns minutos e enxague para retirar bem o sabão.  O mais importante é quanto á secagem. Sempre seque estendido na horizontal, nunca na vertical (pois a roupa fica esgarçada). Aqueles varais de chão são perfeitos para isto. Seque na sombra. Caso tenha pressa na secagem, algumas malhas podem ser centrifugadas na máquina de lavar, mas sempre vire ao avesso e se possível coloque dentro daqueles saquinhos com zíper( próprios para lavagem de roupas delicadas em máquinas, aqueles que a gente compra nas lojinhas de R$ 1,99).

  • MANCHAS:
*GORDURA- Na minha opinião não há nada melhor para tirar gordura de tecido do que com detergente de louças. Coloco uma boa quantidade  no local da mancha e esfrego suavemente com um pouquinho de água morna. Se necessário deixo um pouco de molho, depois é só lavar normalmente. 
Para algumas pessoas, também é eficiente passar talco ou farinha de trigo. Mas isto só serve se for colocado no momento em que a mancha de gordura se formou. Outra solução é passar sabonete branco e lavar imediatamente.


*FERRUGEM- Eu sempre utilizo aqueles preparados prontos (tipo Semorin, que serve também para tirar ferrugem de pisos e azulejos), sempre funciona! 

*SANGUE-Para retirar manchas de sangue é só usar água oxigenada 10 volumes (encontra-se em qualquer farmácia). O ideal é colocar imediatamente e sem lavar a peça antes. Sai como mágica, depois é só lavar a peça como de costume.


*MOFO-  Bom, uma das coisa a fazer é deixar os armários sempre limpos com uma solução com metade de água e metade de vinagre  branco. Além disso, coloque sempre aqueles potinhos com anti-mofo em todos os armários e troque em média uma vez ao mês. Mesmo assim o mofo insiste em aparecer, principalmente naquelas roupas que a gente não usa sempre (como ternos e vestidos de festa). A solução foi passar o vapor daquelas passadeiras horizontais(aquelas que prometem que a gente não vai mais precisar passar roupa à ferro, mas que não é tão verdade assim- a minha é a Passadeira Cadence). A verdade que é esta passadeira é muito eficiente para isso, ela realmente tira o mofo e o mal cheiro das roupas, além de alisar o tecido (principalmente tecidos finos). Esta passadeira também é muito boa (pois é compacta) para levar em viagens, resolve bem o problema daquele vestido que você estava louca para usar e amassou todo na mala.
Para tirar o mofo de jaquetas e bolsas de couro, passe aquela solução que citei acima (vinagre e água). Você deve aplicar com um paninho por toda a peça e deixar secar. Repetindo por várias vezes o mofo não aparece mais.

*FERRO QUENTE- Sabe aquela mancha amarelada que se forma com ferro muito quente?? Bom, a única  é mergulhar a peça imediatamente em água fria. deixe a peça de molho de um dia para o outro e depois lave normalmente.

* CAFÉ- uma boa opção para tirar mancha de café que acabou de cair é passar uma pedra de gelo pacientemente na mancha. Na falta de produtos específicos para manchas, o gelo é uma ótima opção para tirá-las (exceto gordura). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário