quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Viva sem Varizes (Tratamento e Prevenções)




 Varizes em grande quantidade

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das varizes é começar desde a puberdade a se precaver evitando certos hábitos e atitudes que podem agravar o seu quadro de tendência hereditária.


Quando ainda jovem procure se informar dos seus familiares diretos pais, avós, irmãos mais velhos, tios e primos procurando saber da incidência de varizes e outras doenças vasculares como flebite, erisipelas e tromboses.


Caso tenha uma forte prevalência de casos de varizes, será prudente fazer uma avaliação com um Angilogista para que seu caso seja mais bem avaliado, mesmo que ainda não possua varizes.


Se você não possui varizes e na sua família são raros os casos dessa doença vascular, isso não garante que não irá apresentar no futuro alguns vasos varicosos que venham a prejudicar sua estética das pernas, portanto, mesmo assim é bom que saiba algumas importantes condutas preventivas desde já.


O que fazer para prevenir as varizes desde a adolescência?


- Primeiramente ter uma vida saudável com alimentação mais natural sem excessos, para que o seu peso não se exceda em relação a sua altura trazendo um sobrepeso que agravaria seu quadro estético vascular.


- Então, manter um programa de atividades físicas regulares orientada com caminhadas e exercícios lúdicos ( ciclismo, vôlei, dança, corridas, natação) ou de academia (alongamento, musculação leve e jamping ). Reforço que os melhores exercícios para prevenção às varizes e uma vida mais  saudável  são  a CAMINHADA DIÁRIA e o maravilhoso hábito de ANDAR  DE BICICLETA. Mantenha estes hábitos (caso tenha algo que dificulte esta prática, procure um médico para poder o quanto antes programar suas caminhadas e pedaladas).


- Faça uma ótima HIDRATAÇÃO . Durante estas atividades e mesmo fora delas, mantenha sempre o permanente e fundamental hábito saudável de BEBER ÁGUA fresca de forma plena. Não espere a sede para se hidratar.


 O hábito de beber água deve ser o mais frequente, para isso, mantenha sempre a mão uma garrafa d´ água durante as atividades do dia a dia. Mesmo no seu carro ou no trabalho, tenha a sua mesa sua caneca com água fresca a cada meia hora. Beba em pequenos goles. Como dizem na sábia cultura oriental "água se bebe mais devagar que se come" .


 Saiba que você é constituído de 70% de água e que durante o dia  irá perder aproximadamente uns 2 litros, portanto, repor sua água é imprescindível para uma boa circulação e seu organismo todo agradecerá.


- Uma boa conduta também, que muitos benefícios trás ótimos ao organismo em geral e ajuda na prevenção de desconfortos vasculares como edemas e cansaço nas pernas é a Drenagem Linfática Manual. Recomendo há mais de 20 anos as minhas pacientes que sempre me relatam melhora  da  estética geral e principalmente dos sintomas vasculares como dor , peso edema e cansaço nas pernas.


- Um importante fator  a ser  ao máximo evitado, que em nossa observação pessoal em conversa com  os pacientes influencia poderá influenciar no desequilíbrio do organismo e na consequente formação das varizes, é a questão do ESTRESSE EXCESSIVO.  Os portadores de varizes poderão agravar seu quadro vascular varicoso se tiver uma vida muito estressante. Então, outra orientação é procurar o equilíbrio nas relações e afazeres, evitando , dentro do possível, situações de muito estresse no seu dia a dia. Como digo informalmente aos pacientes, para evitar as muitas furadas de agulhas que serão necessárias para esclerosar suas varizes adquiridas, provocadas também por este transtorno.


 Até durante o trabalho você pode se prevenir dos desconfortos circulares e varizes


-  Aos que ficam longos períodos sentados nos escritórios, recomendo exercícios simples com a movimentação das pernas, tipo alongamento, suavemente flexionando e estendendo as pernas e pés a cada meia hora de trabalho. Faça a cada alongamento ou flexão do joelho uma extensão do pé apoiando de forma alternada a ponta e calcanhar para ajudar a bombear a circulação venosa de retorno, isto diminuirá a estase venosa nas pernas e favorecera o fluxo de sua circulação.


Evite ficar longos períodos sentado em posição viciosa sem   movimentação.


Procure também, dentro do possível, de acordo com o seu tipo de trabalho andar um pouco mais , ou simplesmente levantar-se mais vezes para alongar o corpo e diminuir os efeitos da postura viciosa sentada.


Em casa ou nos momentos de lazer abuse dos benefícios das PERNAS PARA O AR


- Habitue-se diariamente a repousar com pernas elevadas. Sempre que puder colocar as pernas para o alto  suas veias agradecerão. Saiba que esta é melhor maneira de diminuir a tensão exercida sobre os vasos ao final de um dia de atividade e consequentemente ajudará a evitar as desconfortáveis varizes.


Se a sua circulação já dá sinal já  de mal funcionamento com a presença de varizes, aproveite para tratá-las o quanto antes e com estas e outras condutas preventivas indicadas por seu médico angiologista tenha  uma vida mais saudável e suas pernas sempre belas livre das indesejáveis varizes.


Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."


Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular

Um comentário: