sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O que é e como baixar o Colesterol Alto

Olá meninas, voltei rsrsrs
Essa semana conversei com uma senhora que está com um probleminha de Colesterol Alto, e decidi postar algumas dicas para tratar esse problema naturalmente.

O que é:

O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas, ter os níveis de colesterol alto no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares e por isso é importante que seus valores estejam equilibrados, o que pode ser conseguido com dieta e a prática de exercícios físicos.
Os dois tipos de colesterol mais conhecidos são o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). Quando o nível de colesterol ruim (LDL) está alto, começa a haver depositado de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que com o tempo podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC, por exemplo. O mesmo processo pode acontecer se o nível de colesterol bom (HDL) estiver muito baixo.

Colesterol Alto

O colesterol alto só é descoberto num exame de sangue de rotina. Seguir uma dieta com baixo teor de gordura é uma excelente forma de baixar o colesterol sem a toma de medicamentos, mas os remédios caseiros também auxiliam no tratamento.
As possíveis causas do colesterol alto são a dieta rica em gorduras e açúcares, doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo, sedentarismo e o fator hereditário.
O tratamento para o colesterol alto consiste basicamente em fazer exercícios físicos com regularidade e seguir uma dieta para baixar o colesterol. Em caso de não resposta ao tratamento inicial, pode-se lançar mão das estatinas, drogas usadas para diminuir os níveis séricos de colesterol.

Colesterol HDL

Ter os níveis de colesterol HDL baixos no organismo é prejudicial à saúde, o ideal é tê-lo sempre no valor normal ou acima do normal , com valores superiores a 40mg/dl . O colesterol HDL é conhecido como o colesterol bom e ele é produzido pelo organismo sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo.
Para aumentar os níveis de colesterol HDL no organismo, o que se deve fazer é emagrecer, adotando uma dieta pobre em gorduras e praticar exercícios físicos com regularidade.

Colesterol total

O colesterol total é a soma do HDL, LDL e VLDL. Ter o colesterol total representa um risco elevado de doenças cardiovasculares. O colesterol total é considerado alto, quando seus valores estão acima de 240mg/dl .
Quando o colesterol está alto, aumenta-se o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Para baixar o colesterol é recomendável seguir uma alimentação saudável. Confira o que comer e o que não comer para o colesterol ruim:

O que comer para o colesterol

Confira uma lista com o que se pode comer para o colesterol:
  • leite e iogurtes devem ser desnatados;
  • queijos brancos e light;
  • coma carnes grelhadas ou cozidas;
  • aumente o consumo de frutas e de sucos de frutas naturais;
  • coma diariamente legumes e hortaliças.

O que Não comer para o colesterol

Confira a lista do que Não comer para conseguir baixar o colesterol:
  • alimentos gordurosos;
  • enchidos como mortadela, salame, presunto...
  • queijos amarelos, como catupiri, mussarela...
  • frituras devem ser exterminadas de sua dieta;
  • gordura trans;
  • diminua o consumo de doces em geral.
Para baixar o colesterol LDL rapidamente é recomendado ainda a prática regular de atividade física. Pode ser qualquer uma, desde que seja feita, no mínimo, 3 vezes por semana e com a duração de 1 hora.

Como baixar o colesterol naturalmente

Para baixar o colesterol naturalmente recomenda-se o uso de planta medicinais como, por exemplo:
  • Alho;
  • Alcachofra;
  • Berinjela;
  • Cenoura.
Estas podem ser consumidas em sua forma natural ou em forma de suco ou de chá. Ótimos exemplos são o suco de cenoura para o colesterol alto e o suco de beringela para o colesterol.

Suco de cenoura para colesterol alto



O suco de cenoura é um excelente remédio caseiro para quem sofre de colesterol alto.

Ingredientes

  • 4 cenouras
  • 1 copo de suco de limão 
  • 2 colheres de açúcar

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e o suco está pronto para ser bebido. Beba o suco de cenoura, pelo menos, 3 vezes por semana.
A cenoura proporciona inúmeros benefícios à saúde, pois é rica em vitaminas e minerais, sendo o seu principal benefício o efeito depurativo e tônico que tem sobre o fígado. Quando o suco de cenoura é tomado regularmente, ajuda o fígado a eliminar o excesso de bile e de gordura e, quando o nível de gordura é reduzido, o colesterol também se reduz.
Se beber mais de 5 copos do suco por semana, provavelmente notará que a pele ficará com um tom alaranjado. Mas, não se assuste, são apenas as toxinas sendo eliminadas do seu corpo. Para diminuir esse efeito, basta reduzir a dose ingerida de suco.

Suco de beringela para o colesterol


O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, inclusive para baixá-lo de forma natural.

Ingredientes

  • 1/2 berinjela fatiada com casca
  • Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.
O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.
A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol.
De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário