Como Limpar o Interior de uma Máquina de Lavar
Criado por Zaira, Rafael Bemerguy
3 Métodos:Limpeza de Máquinas com Abertura em CimaLimpeza de Máquinas com Abertura na FrenteManutenção da Limpeza
Tudo precisa ser limpo de vez em quando - até mesmo as as máquinas de lavar roupa. Depois de um certo tempo de uso, resíduos que ficam nas paredes internas da máquina podem causar odores e manchas nas roupas.
Método 1 de 3: Limpeza de Máquinas com Abertura em Cima
- 1Encha a máquina com água quente. Caso a sua possua a função de água quente, basta ligar o ciclo quente e interrompê-lo assim que a máquina estiver cheia. Se a sua máquina não tem essa função, pode-se esquentar a água na cozinha e passá-la para a máquina.
- 2Acrescente um quarto de água sanitária. Ligue o ciclo normal por alguns segundos para que a máquina agite a mistura. Desligue a máquina e deixe de molho por pelo menos uma hora. Issso fará com que o mofo e o encardido se desprendam das paredes da máquina.
- Caso não queira usar água sanitária, pode-se colocar meio litro de vinagre branco.
- 3Deixe a máquina terminar o ciclo. Após uma hora, o interior da máquina já estará higienizado.
- Se a máquina ficar com um cheiro muito forte de água sanitária, rode mais um ciclo, só que desta vez usando meio litro de vinagre e deixando uma hora de molho antes.
- 4Limpe os compartimentos. Use uma solução de água com vinagre para limpar os compartimentos onde são colocados o deterente para lavar roupas e o amaciante. Fibras de tecidos, fios de cabelo e outros resíduos costumam ficar acumulados nessas áreas, as quais devem ser sempre limpas.
Método 2 de 3: Limpeza de Máquinas com Abertura na Frente
- 1Encha a máquina com água quente. Caso a sua possua a função de água quente, basta ligar o ciclo quente e interrompê-lo assim que a máquina estiver cheia. Se a sua máquina não tem essa função, pode-se esquentar a água na cozinha e passá-la para a máquina.
- 2Acrescente meio litro de água sanitária para remover manchas de dentro da máquina. Coloque a água sanitária no compartimento onde vai o detergente de lavar roupas para que ela se misture com a água quente. Deixe a máquina completar o ciclo de lavagem.
- 3Limpe a borracha de dentro da porta. Essa área é propícia para a proliferação de mofo. Use uma esponja ou papel-toalha para limpar embaixo e em volta da borracha.
- 4Limpe os compartimentos. Confira se eles estão livres de resíduos como cabelos, por exemplo. Use uma solução de água com vinagre para limpar restos de fibras de tecidos, detergente ou qualquer outra coisa que possa obstruir a região.
Método 3.
Método 3 de 3: Manutenção da Limpeza
- 1Retire as roupas da máquina assim que o ciclo de lavagem terminar. Deixar roupas úmidas dentro da máquina, mesmo que por apenas algumas horas, pode causar o aparecimento de mofo, o qual afeta o cheiro das roupas e a funcionalidade da máquina. Passe as roupas para a secadora ou para o estendedor de roupas imediatamente após o fim do ciclo de lavagem.
- 2Deixe a porta da máquina aberta depois de usá-la. Deixar a porta fechada após um ciclo retém a umidade, criando um ambiente perfeito para o aparecimento de mofo e encardidos. Para evitar este problema, basta deixar a porta aberta para que a umidade possa evaporar.
- 3Confira se as partes da máquina estão secas sempre que possível. Se a sua máquina tiver um compartimento no qual se coloca detergente ou amaciante, retire da máquina após o ciclo e deixe secar ao vento. Coloque de volta apenas quando estiver completamente seco.
- 4Faça uma limpeza pesada uma vez por mês. A manutenção diária ajuda a prevenir mofo e encardidos, mas ainda é preciso fazer uma limpeza geral uma vez por mês. Use um dos métodos explicados neste artigo para que sua máquina esteja sempre com um cheiro de limpeza e funcionando com eficiência por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário