sábado, 8 de setembro de 2012

Como dribar a TPM



Nós mulheres temos alguns dias complicados, que não conseguimos entender o que acontece com a gente mesmo, algumas pessoas já chegou até a dizer Eu não sou de Deus, de uma hora pra outra fico nervosa, fico chorando a toa, fico desanimada não quero fazer nada e nem falar com ninguém as vezes sou até ignorante com meu esposo filhos ou até outras pessoas, surge um nervosismo do nada. Bem gostaria de alerta-lá que isso ocorre com todas as mulheres, mais podemos controlar, de repente você diz eu não sei o porque estou assim, chorona ou nervosa como eu, nem percebia as minhas reações, quando ia ver chegava aquele dia rsrsrsrsr, mas não se assuste pois além de conseguirmos nos controlar tem algumas dicas que pode ajudar também.


Refém do banheiro

O problema - Se não bastasse ter de trocar de absorvente várias vezes por dia, muitas mulheres sentem o intestino trabalhar mais durante a menstruação. Culpa da prostaglandina, ácido responsável pela contração uterina, que causa as cólicas e é o culpado do stress digestivo. "Ele tem o mesmo efeito de contração no intestino e no útero", diz Mary Minkin, professora da Universidade de Medicina de Yale, nos EUA.

A solução - Evite frituras e comidas gordurosas (elas ajudam a soltar o intestino) e dê preferência a uma alimentação rica em proteínas e com menos carboidratos. Já se seu organismo reage da forma contrária e você fica constipada, inclua alimentos fibrosos, como granola, aveia e feijão, no cardápio.


  chiliques

O problema - Em um minuto você está pulando de alegria, mas no seguinte já está gritando com o marido  por ele ter chegado um pouco atrasado. Não, a culpa não é sua, e sim da variação hormonal nos primeiros dias do fluxo. Ela afeta a química cerebral, causando esse pingue-pongue emocional que reveza felicidade, depressão e raiva

A solução - Alimente-se de mais produtos com laticínios nas refeições - três ou quatro porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias são ideais. Uma pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine sugere que o nível de cálcio e vitamina D no sangue diminui logo antes da menstruação, então acredita-se que a reposição deles ajude com o sintoma.


Coma mais, inche menos

O problema - Antes da menstruação, você respira fundo na hora de abotoar seu jeans favorito. "Os responsáveis pelo inchaço são o estrogênio e a progesterona, que desencadeiam alterações nos níveis de cálcio e vitamina", afirma a ginecologista Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

A solução - Para combater esse efeito, consuma mais potássio, encontrado em banana, abacate, folhas escuras e carnes magras. E beba bastante água! Quanto mais xixi você fizer, mais fácil será manter uma boa quantidade de líquidos no corpo. 

Silêncio, por favor

O problema - De uma dorzinha lateral até aquela bem intensa, conhecida como enxaqueca menstrual (acompanhada de enjoo e sensibilidade à luz). Tem dias que você acorda com a sensação de ter uma bigorna na cabeça, como nos desenhos animados. A notícia boa: ela pode ser facilmente tratada.

A solução - Ao primeiro sinal de dor, tome um anti-inflamatório ou analgésico e aumente as doses de cafeína durante a menstruação. "A substância ajuda o sangue a absorver o remédio e a constringir as veias. É por isso que muitos analgésicos contêm cafeína na fórmula", diz a ginecologista Adriana Orcesi Pedro, da Unicamp. Também evite alimentos que pioram a dor de cabeça, como queijos, chocolate ou vinho.


Não me toque

O problema - A sensibilidade nos seios é um mistério até para os ginecologistas, mas há uma teoria que sobressai: os líquidos a mais que você retém nessa época do mês estimulam um hormônio chamado prolactina, o que, em alguns casos, pode causar sensibilidade ao toque e ao movimento.

A solução - O truque para resolver o desconforto é reduzir a quantidade de líquidos no seu corpo - assim, menos prolactina será produzida. Para isso, evite a ingestão de comidas salgadas e álcool. Mas, se até descer escadas causa dor e incômodo nessa fase, apele para um top reforçado ou sutiã esportivo durante o dia.


Vida de adolescente

O problema - As espinhas deixam sua pele igual à da sua prima de 16 anos. "As mudanças no nível de testosterona dizem para o corpo produzir mais oleosidade na pele e até aumentam os pelos. Os níveis de cortisol também se alteram, o que favorece o surgimento da acne", diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

A solução - Procure uma ginecologista para que possa te orientar melhor. Também é bom consultar o dermatologista para um tratamento com sabonetes e secativos que tenham como princípio ativo triclosan, ácido acetilsalicílico ou enxofre e protetor solar com solução oil free..


Chega de canseira

O problema - Parte da fadiga tem a ver com o aumento nos níveis de estrogênio e progesterona. Dormir fica mais difícil - e não é à toa que você parece um panda por uns três ou quatro dias. "Algumas mulheres ainda sentem o rendimento no trabalho diminuir e uma preguiça maior.

A solução - Por mais estranho que pareça, movimente-se o máximo possível: troque o elevador pela escada e estacione o carro um pouco mais longe do seu destino para forçar uma caminhada. Qualquer exercício que acelere o coração ajuda a recarregar as baterias. Só não vale buscar energia em doces ou café: a sensação de prazer é imediata, mas logo depois o sangue cheio de açúcar faz você ficar ainda mais mole.



Nenhum comentário:

Postar um comentário