terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sua Tábua de Passar de Cara Nova

Tabua de passar (1)
Vamos lá. Sei de 4 métodos para dar um upgrade na sua tábua:
- capa com elástico (removível)
- capa com cordinhas (similar ao do elástico)
- capa com fitinhas para amarrar nas “pernas” (tambem removível)
- novo tecido pra recobrir a tábua (permatente)
O que eu vou ensinar é a terceira opção. Eu não fazia questão de pôr e tirar capa. Prefiro algo que seja “pra sempre”, mas que fique firme e esticado. E o dia que estragar/ sujar/ enjoar, eu faço uma nova ;)
Tabua de passar (2)
Você vai precisar de:
- tecido tipo flanela*
- grampeador de tapeceiro
- grampos especificos
- tesoura
* Esta flanela de bolinhas é apropriada porque é mais grossa, de algodão e resiste bem ao calor do ferro.
Tabua de passar (3)
1. Corte um retângulo de tecido do tamanho da tábua mas deixe uma margem de uns 6 cm para cada lado.
Tabua de passar (4)
2. Apoie a tábua numa mesa ou no chão, de “barriga pra baixo”, centralizada no tecido.
3. Dobre as margens pra dentro fazendo uma bainha, pra evitar que o tecido desfie.
Tabua de passar (5)
4. Com o grampeador de tapeceiro, comece a pregar o tecido na madeira da tábua. Eu deixei um espaçamento de uns 4 cm entre cada grampo.
Tabua de passar (6)
5. Se a sua tábua tiver algum acessório fixo, como esse apoio para o ferro, voce vai ter que dar um picote no tecido pra dobrar. Isso me lembrou a época que eu tinha que encadernar com plastico os cadernos do primário :-D
Tabua de passar (7)
6. Nas diagonais você vai precisar colocar bastante grampos pra segurar bem, porque vai ter muito tecido dobrado.
Tabua de passar (8)
7. E é só isso. Não demora nem 10 min. Tábua pronta para usar.
Dicas:
. Se sua tábua for de metal, esse método não vai funcionar.
. Para nao investir num grampeador de tapeceiro, voce pode tentar martelar tachinhas de metal (ou até mesmo preguinhos pequenos, mas lembre-se de entortar a ponta pra não soltar o tecido) . Outra dica você pode usar outro pano e pra ficar macia, pode usar manta acrílica em baixo do pano e depois é só encapar a tábua.
. A capa prateada tradicional, anti-briho, custa R$ 10 no C&C. Taqui o link.
. Se ela ficar bonitinha, dá até pra usar como decoração, ao invés de escondê-la em algum armário.

Um comentário:

  1. Olá querida,
    vim aqui para agradecer, amei a dica do esfoliante, inclusive agora que percebi que havia sido daqui que havia pego dei os devidos créditos
    bjuskus e se der me add no facebook para mantermos contato meu nick lá é Faby Moreira de Baixo Guandu

    ResponderExcluir